22/11/18

O Caminho Imperfeito






José Luís Peixoto | junho 2018



   Gostava de ser uma daquelas pessoas habilidosas que driblam as palavras com a língua e as usam a seu favor. Acontece que, nos momentos que mais importam, o coração bate tão descompassado que parece que todos à minha volta o ouvem também e a minha boca torna-se um deserto que seca as palavras tão bem ensaiadas que nunca me chegam a sair. De qualquer forma, que palavras serviriam para dizer a alguém que inaugurou a minha categoria de autores preferidos (como sempre tive para a musica)? Que não sei como seria hoje se não tivesse sido atraída por um livro com um gato preto na capa, na biblioteca da escola secundária, que me ajudou a encontrar um caminho para chegar a mim própria e a ver na escuridão que carregava material para fazer casa, a beleza que existe no meio do caos. Que foram as palavras que me fizeram deixar de ter medo do escuro e que nunca saberei como agradecer uma coisa assim.



2 comentários: